Os resíduos sólidos hospitalares, mais conhecidos como "lixo hospiatalar" sempre constitui-se um problema sério para os administradores hospitalares, devido principalmente a falta de informações a seu respeito, gerando mitos e fantasias entre funcionários, pacientes, familiares e principalmente a comunidade vizinha as edificações hospitalares e aos aterros sanitários.
O desconhecimento e a falta de informação sobre o assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos ou sejam ignorados, ou recebam um tratamento com excesso de zelo. Um exemplo disso é a incineração total do lixo hospitalar, que neste caso, é uma atitude politicamente incorreta devido aos subprodutos lançados na atmosfera como dioxinas e metais pesados.
Em sua grande maioria, os hospitais pouco ou quase nenhuma providência tomam com relação as toneladas de resíduos gerados diariamente nas mais diversas atividades desenvolvidas dentro de um hospital. Muitos limitam-se a encaminhar a totalidade do seu lixo para sistemas de coleta especial dos Departamentos de Limpeza Municipal ou lançam diretamente em lixões ou simplesmente incineram os resíduos.
Importante também destacar os muitos casos de acidentes com funcionários envolvendo perfurações com agulhas, lâminas de bisturí e outros materiais.
Toda essa situação nos faz lembrar que é muito importante que essas grandes empresas entendam e assumam a responsabilidade social que possuem. A humanização hospitalar nesse caso. também apresenta um papel importante, pois tendo essa posição e preocupação diante de questões humanas também deve desenvolver projetos para a sociedade, como os voltados para o meio ambiente.
Adorei o blog de vocês,é uma iniciativa muito boa para a sociedade,ainda mais sobre o lixo hospitalar, qu com certeza é responsabilidade social
ResponderExcluir