segunda-feira, 31 de maio de 2010

Como prevenir as infecções hospitalares


No dia 15 de maio é realizado o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar, realizado nesta data devido a determinação a partir de 1847 pelo médico húngaro Ignaz Philipp Semmelweis após muitas mortes por infecções na Europa, que a lavagem das mãos era obrigatória para médicos e enfermeiros antes e depois de realizar exames em seus pacientes. Devido à essa data, abaixo segue recomendações fornecidas pelo Hospital do Coração em São Paulo a seus pacientes e acompanhantes a fim de evitar as infecções hospitalares.

Podemos prevenir as infecções hospitalares com algumas regras simples, em que pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais de saúde têm papel fundamental. As principais medidas são:

1) Higiene das mãos:
A pele das mãos pode servir como um reservatório de microorganismos, que são os principais responsáveis pelas infecções hospitalares.
A higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel é a medida mais simples e barata de prevenção, pois reduz a quantidade desses microorganismos, evitando que eles se espalhem pelos ambientes ou cheguem a outros pacientes. Acompanhantes, visitantes e profissionais de saúde devem sempre higienizar as mãos:
- Antes e após ter contato com o paciente
- Após qualquer atividade que possa contaminar as mãos, como usar o banheiro, assoar o nariz, antes e após as refeições.

2) Ambiente limpo
O quarto do paciente deve ser mantido limpo, livre de poeira, restos alimentares e matéria orgânica (sangue, secreções). Fique atento ao ambiente e lembre-se:
- Solicitar recolhimento de lixo e limpeza do quarto quando for necessário
- Evitar levar alimentos para o hospital, pois podem favorecer o aparecimento de vetores (ratos, baratas, moscas).

3) Isolamento
Para o caso de pacientes portandores de microorganismos resistentes a antibióticos, deve haver uma separação chamada de isolamento e que reúne medidas que devem ser utilizadas por acompanhantes, visitantes e profissionais.
Para que o isolamento tenha o resultado esperado é importante seguir algumas recomendações:
- Higienizar e estimular sempre a limpeza das mãos ao entrar e sair do quarto
- Reduzir o número de visitantes durante o período de isolamento
- Seguir atentamente as recomendações sobre isolamento
- Pacientes em isolamento deverão sempre consultar a enfermagem do setor antes de andar pelos corredores do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário