O bom atendimento de um hotel começa com os principais colaboradores de linha de frente. Dependendo do hotel, são eles: manobrista, seguranças e capitão porteiro , passa pelas mãos dos mensageiros, dá uma paradinha no balcão da recepção e sobe com os mensageiros para o apartamento, para então ficar de vez na percepção do hóspede. O mínimo esperado por um hóspede, ao se registrar, é encontrar um amistoso clima de boas-vindas.
O time de recepção é o cartão de visitas de um estabelecimento, impresso no momento do primeiro contato . O pessoal responsável por esses serviços tem a missão de criar um elo entre a marca, os princípios de gerencia e os hóspedes do hotel. E a recepção tem papel fundamental nesse processo de interação.
Atrás do balcão , a recepção é um ponto nervoso, seja no atendimento, como área de maior concentração, seja sob a perspectiva de publico interno do hotel, pois é justamente ali que se originam muitos processos, como governança e faturamento, por exemplo. Como ou sem pressa, cheio de afazeres ou mais tranqüilo, sempre deve haver um funcionário atencioso no atendimento – assim manda a tradição da hotelaria mundial, das pequenas pensões aos hotéis de luxo.
Para tanto, é preciso manter uma equipe super treinada e motivada, a recepção é o coração do hotel, é preciso que os colaboradores estejam comprometidos 100% com o atendimento. Sorrisos, postura positiva, comunicação, diplomacia, gostar de servir, gostar de gente, boa aparência, são quesitos básicos para se manter na linha de frente, neste caso, a recepção de um hotel.
Nos hospitais com hotelaria hospitalar, o atendimento também se dá por meio da recepção que caracteriza-se como um fator de humanização do Hospital. A importância do seu trabalho contribui como meio de se estabelecer um contato útil, efetivo e humano entre o público interno e o público externo.
Os profissionais de Relações Públicas procuram manter-se bem informados acerca dos serviços prestados pela instituição, a fim de treinar e reciclar as recepcionistas para atender com presteza àqueles que os procuram. Na recepção deve-se colocar, no exercício da função, funcionários que tenham conhecimento efetivo dos produtos e serviços do hotel, não se limitando somente a isso, pois é um setor por onde, geralmente, passam todas as informações e ocorrências do hotel.
O setor de recepção é responsável pela primeira imagem concreta da empresa hoteleira perante seu cliente. É esse setor, de vital importância, que realizará o primeiro atendimento ao hóspede e irá oferecer todos os serviços de que o hotel dispõe.