segunda-feira, 14 de junho de 2010

Itu trata lixo dos serviços de saúde

Só 14% dos municípios do Brasil destinam corretamente o seu resíduo. Itu está inserida neste grande compromisso com o Meio Ambiente.

Ao contrário da maioria dos municípios brasileiros que não trata adequadamente os resíduos produzidos pelos serviços de saúde (clínicas, farmácias, laboratórios e hospitais), o município de Itu é um dos únicos da região sudoeste paulista a destinar corretamente o que é recolhido. São materiais orgânicos, produtos químicos, objetos perfurocortantes, dentre outros, que são recolhidos separadamente do lixo comum. Através de um consórcio entre EPPO Ambiental/MB Ambiental, Itu é a única cidade autorizada a processar e dar destinação final, na vizinha cidade de Campinas, dos 20.000 mil quilos/mês de lixo da Saúde. A EPPO acredita que a solução integrada beneficia os dois municípios, tanto do ponto de vista do ecossistema como do custo-benefício. Não tratar adequadamente o lixo produzido em serviços de saúde pode trazer sérios danos ao meio ambiente e à saúde de nosso povo que, muitas vezes, podem demorar anos até aparecer. Os resíduos podem ser desde produtos tóxicos, corrosivos, inflamáveis, como outros que contém bactérias, vírus e outros tipos de agentes transmissíveis.

O diretor do sindicato dos hospitais de São Paulo e membro do conselho Estadual da saúde, Juljan Czapski, em uma entrevista dada ao jornal Folha de São Paulo, destaca que o problema do lixo é mais um desafio sócio-cultural.


Fonte: www.itu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário