segunda-feira, 21 de junho de 2010
Itu Plaza Hotel
No dia trinta de março de 2010, com a finalidade de presenciarmos os serviços de um hotel na prática nosso grupo se encaminhou ao Itu Plaza Hotel onde já havíamos feito uma visita técnica com nossa turma, porém agora temos um diferencial: observar os vários ângulos possíveis do meio hoteleiro, mas com uma óptica específica que é comparar seus serviços convencionais aos de hospitais com a hotelaria implantada em seus serviços.
Para realizarmos nosso objetivo fizemos entrevistas, observamos e tiramos fotos.
- Histórico do Hotel
O Itu Plaza Hotel está no mercado a mais de cinco anos. Durante a semana o público alvo consiste em geral no público executivo, que vem a cidade para ter reuniões de negócios e realizar atividades com essa finalidade. Durante os finais de semana esse público compreende mais turistas de lazer.
Além de uma área de lazer com diversos atrativos como duas piscinas (adulto e infantil), quadras, sauna seca e a vapor. É preparado também de uma estrutura para receber o Executivo, possuindo três salas de convenções.
- Recepção
No atendimento é muito importante cordialidade para com os hóspedes para poder dar um atendimento de qualidade.Manter uma conduta quanto a imagem do Hotel é um dos pontos mais trabalhados, pois o recepcionista é o primeiro contato que o hospede irá ter.
Um hotel oferece vários serviços, dentre eles um dos mais importantes é o setor de recepção onde a partir disto o cliente (hóspede) passa a ter uma visão generalizada do ambiente, sendo o cartão de entrada para uma boa ou má impressão.A padronização no atendimento dos hóspedes também é outro fator importante em se tratando de prestação de serviços.
A atitude de padronizar o atendimento equilibra, restringe a relação hóspede-funcionário e ajuda o hotel no fortalecimento e reconhecimento de seu nome. Mas padronizar não significa ausência de qualquer espécie de afetividade com o cliente, ainda mais no Itu Plaza onde existem vários clientes “habitués”.
- Alimentos & Bebidas
Aberto ao público, os dois restaurantes e o American Bar do Hotel contam com o melhor da gastronomia internacional e nacional, servidos à La Carte (final de semana e feriados) ou Buffet (no cotidiano).
O Restaurante Almeida Jr. (para 130 pessoas) dispõe no interior um aconchegante American Bar, onde são preparados deliciosos drinks.
Ao lado da piscina, o Restaurante Portinari (para 80 pessoas), é uma opção descontraída para as refeições.É também disponibilizado atendimento por room service 24 horas.Além do cardápio padrão há os temáticos como italiano, árabe, “boteco”...
Horário: almoço (12:00 às 15:00) e jantar (19:00 às 22:30).
Ultrapassar as expectativas dos hóspedes em relação às ofertas e serviços relacionados à A&B, ter liderança, estar sempre atento às novas tendências do setor, selecionar e manter funcionários de alto padrão, treinar o pessoal e motivar, fazer orçamentos, controlar custos, estar completamente entrosado com o trabalho dos demais departamentos do hotel são as principais responsabilidades de um chef de cozinha de um hotel. O que se espera desse departamento é que supere as expectativas dos hóspedes em relação à quantidade e à qualidade da comida, sua apresentação, sabor e tamanho das porções, além de garantir que a comida quente seja servida quente, e a fria, fria.
O Chefe de cozinha a dirige em harmonia com a política da empresa, tentando atingir, a exemplo de todos os outros departamentos, os resultados financeiros desejados pelo comando central. A equipe da cozinha trabalha sob grande pressão, correndo freqüentemente contra o relógio. Um esquema de cooperação diligente é a chave para o sucesso desse departamento.
- Governança
O setor da governança conta com a governanta e cinco camareiras que se dividem para limpar as 76 UH’s existentes.
Entrar em um quarto limpo e arrumado é o mínimo que se espera ao se hospedar em um hotel. Queremos ter a sensação de que este cenário foi preparado especialmente para nós. Cama confortável, lençóis limpos e cheirosos, banheiro brilhando. Ás vezes a gente nem as vê. Deixamos uma bagunça no quarto, e quando voltamos, está tudo em ordem. E por não as vermos é que não temos a mínima idéia de quais tarefas essas camareiras executam e qual a sua real importância, tanto para nós hóspedes como para o hotel.
Existem dois tipos de arrumação de quarto: no turno da manhã, arrumação e limpeza; no turno da tarde, “turn-down” ou “abertura de cama”, que consiste em conservar a arrumação feita no turno da manhã, preparando o quarto de maneira aconchegante para a chegada do hóspede.
O trabalho da camareira começa com sua entrada no quarto. Recolhe a roupa de cama e banho sujas e as deixa no carrinho, localizado na porta do quarto. Seleciona os tipos de lençóis a serem utilizados e faz a cama. Retira o pó dos móveis, o lixo dos quartos e dos banheiros e os coloca no carrinho. Repõe os produtos no mini-bar. No banheiro, limpa o espelho, a pia, o vaso, bidê e banheira, repõe o papel higiênico e amenities, pressiona a válvula de descarga. Em seguida repõe a roupa de banho, varre o banheiro. Para finalizar passa aspirador no carpete do quarto, borrifa neutralizador de odores no ambiente, fecha a porta do quarto e preenche o relatório.
- Lazer
O Itu Plaza Hotel, conta com 118 Uhs, e oferece Passeios e City Tour´s, Campo de Futebol Society com iluminação, Campo de futebol de areia, Quadra poliesportiva, Quadra de tênis de saibro, Vôlei de areia e gramado, Salão fitness, Salão de jogos, Sauna seca e a vapor, Piscina "para adultos" climatizada, Piscina infantil. A equipe de recreadores não é própria do Hotel, mas nos finais de semana e feriados eles contratam uma para garantir diversão para todas as idades.
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